Notícias

Projeto que altera sistema de desoneração da folha pode ser votado na próxima semana

Mar 09, 2018 | Comentários

A volta da contribuição previdenciária sobre a folha de salários (PL 8456/17), um dos itens da pauta econômica sugerida pelo governo, pode ser votada já na semana que vem. O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que vai reduzir o total de 56 setores beneficiados com a contribuição sobre o faturamento, mas para um número maior que os seis propostos pelo governo.

"Setores que empregam muita gente e aqueles que sofrem uma concorrência de importados muito forte deveriam ser preservados. Alguns países, como a China, entregam produtos no Brasil com um preço muito baixo, a concorrência é desleal. Pensamos também nos setores que têm peso na pauta de exportações e naqueles que têm relevância na qualidade do emprego que produzem, que agregam valor à economia brasileira."

Segundo o texto do Executivo, voltam a contribuir sobre a folha de pagamento, com alíquota de 20%, as companhias do ramo de tecnologia da informação, teleatendimento, hotelaria, comércio varejista e alguns segmentos industriais, como vestuário, calçados e automóveis.

A contribuição sobre a receita bruta mensal ficará restrita às empresas de transporte coletivo de passageiros rodoviário, metroviário e ferroviário, de construção civil e de comunicação. O objetivo é aumentar a arrecadação.

A desoneração da folha foi instituída por lei em 2011 para incentivar a contratação de pessoal, mas a ideia inicial era que ela acabasse em 2014. O deputado Orlando Silva afirmou que também agora está sendo negociado um prazo para o fim do benefício.

Fonte:  'Agência Câmara Notícias' - reportagem por Sílvia Mugnatto  e  edição por Ana Chalub
Compartilhe:

Postagens Recentes

Obrigatoriedade de afixar cartaz...

Set 25

Com adesão obrigatória em novembro,...

Set 24

Imposto de Renda Retido na...

Set 21

Receita Federal notifica devedores do...

Set 18

Empresas estão sendo notificadas por...

Set 17

Prazo para implantação do eSocial é...

Set 14

Trabalhadores terão crédito mais...

Set 13

Sonegação do FGTS cresce; trabalhador...

Set 12