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10 Dicas Práticas para Captar Mais Alunos nas Escolas Particulares

Jul 01, 2024 | Comentários

O cenário da educação no Brasil é dinâmico e desafiador, especialmente para os donos de escolas particulares que buscam constantemente aumentar o número de matrículas, vale pontuar o quanto o mercado é competitivo nos grandes centros urbanos – atualmente são cerca de 41.000 escolas particulares em todo país. 



Logo, nesse contexto, é fundamental adotar estratégias inovadoras e funcionais que não só atraiam os pais e responsáveis, mas também conquistem os alunos das novas gerações, que estão cada vez mais conectados e exigentes. Foi-se o tempo onde somente os pais decidiam onde os filhos estudariam, isso ficou nos anos 80/90; atualmente o processo de encantamento deve contemplar principalmente os próprios estudantes o que não é tarefa fácil já que eles são impactados o tempo todo pelas redes sociais com muita informação. 

Por esta razão, elencamos 10 dicas essenciais para alcançar esse objetivo que aprendemos atendendo diariamente centenas de escolas lucrativas em todo Brasil.

1. Inovação Curricular:

Invista em um currículo dinâmico e inovador que estimule o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades do século XXI. Incorporar disciplinas que abordem temas atuais e tecnológicos, como: programação, robótica e empreendedorismo, para atrair tanto os alunos quanto seus responsáveis tornou-se um destino certo, porém, muito mais que oferecer essas opções é fundamental ter uma metodologia que tangibilize isso para os pais e que consiga mostrar e entregar pequenos ganhos mensais aos alunos.

2. Tecnologia na Educação:

Integrar a tecnologia de forma eficaz na sala de aula, utilizando recursos como plataformas de ensino on-line, aplicativos educacionais e realidade virtual. Isso não apenas cativa os alunos, mas também os prepara para um mundo cada vez mais digitalizado. A tecnologia já é parte da vida e da rotina dos alunos – trazer maneiras inteligentes e criativas de estimular essa realidade de maneira positiva para dentro da metodologia de aprendizado é fazer com que a escola se torne não só atualizada, mas também parceira desse desenvolvimento minimo esperado para os novos cidadãos dos novos tempos.

3. Marketing Digital:

Investir em estratégias de marketing digital direcionadas para os efetivos objetivos da escola, como: campanhas nas redes sociais, anúncios segmentados e produção de conteúdo relevante em blogs e vídeos faz a diferença na percepção da comunidade local onde sua instituição está inserida. Entender com profundidade as questões de geomarketing e ter pessoas preparadas e antenadas com os anseios da comunidade local é um trunfo para converter essas demandas em matrículas – falar, excessivamente, apenas de estrutura física já é um tema superado e resulta muito pouco em novas matrículas.
Além disso, manter um site atualizado e responsivo é crucial para atrair a atenção dos pais e responsáveis em busca de uma escola de qualidade, é nessa integração planejada de recursos digitais que sua escola será encontrada por ambos os públicos.

4. Experiência do Cliente:

Oferecer uma experiência excepcional desde o primeiro contato com a escola até a matrícula efetiva, faz sim a diferença. Isso inclui muito mais que o mínimo esperado, que é um atendimento personalizado, visitas guiadas às instalações, eventos de integração para novos alunos e famílias, e um acompanhamento próximo durante todo o processo de adaptação.
A experiência do cliente/aluno precisa ser trabalhada e propagada durante todo o ano, quem lida com escola sabe que o período de matrícula e rematrícula é apenas uma questão protocolar de calendário, e que a rematrícula efetiva acontece ao longo do ano e é justamente esse cuidado de tornar a prestação de serviço educacional em uma experiência e comunicar isso o tempo todo, que efetiva a renovação do contrato e principalmente que atrai novos alunos para o ano seguinte. 

5. Parcerias Estratégicas:

Estabelecer parcerias é um dos processos mais importantes para escolas – pensar as empresas locais, instituições culturais e organizações sem fins lucrativos com o objetivo de oferecer benefícios exclusivos aos alunos e familiares (e não estamos limitando esses benefícios apenas a descontos – pense além disso), como vantagens/participação em atividades extracurriculares, acesso a eventos culturais e oportunidades de voluntariado podem ser um importante canal de captação para sua instituição.

Tornar a sua escola e principalmente o seu teatro (caso você tenha), um lugar de encontro e acesso da comunidade local para as mais variadas situações de conversas, discussões, apoio e acesso cultural. Essa é uma maneira inteligente de aproveitar a ociosidade do espaço, dar a oportunidade a quem não conhece a estrutura de sua escola (por dentro) e demonstrar de forma prática e efetiva seu compromisso com os interesses locais.

6. Programas de Bolsas e Descontos:

Criar programas de bolsas de estudo e descontos para alunos talentosos ou com necessidades financeiras, demonstrando o compromisso da escola com a inclusão e a diversidade. Isso não só atrai novos alunos, mas também fortalece a imagem da instituição na comunidade. 

A bolsa e os descontos devem sim fazer parte da estratégia, porém, devem ser calculados com atenção e cuidado – antes de, simplesmente, instituir um programa assim, é importante fazer uma análise financeira profunda para saber exatamente o ponto de equilíbrio de cada sala de aula, o ponto de equilíbrio de cada ciclo. Não delegue essa responsabilidade apenas aos membros de sua equipe – como mantenedor (a) da escola – é sua obrigação entender quais são as salas lucrativas e as salas deficitárias para então, cirurgicamente, ofertar programas e bolsas que agreguem para a comunidade, mas que não gerem prejuízos “ao negócio escola”.

7. Comunicação Transparente:

Manter uma comunicação transparente e aberta com os pais e responsáveis, fornecendo informações claras sobre a proposta pedagógica, o desempenho acadêmico dos alunos e eventuais mudanças na escola. Isso contribui para construir uma relação de confiança e fidelidade com a comunidade escolar. Vá além dos aplicativos de comunicação – resgate o olho no olho com pais e responsáveis, sabemos que com a tecnologia na palma das mãos eles querem cada vez menos ter que ir até a escola, porém, externe sempre que possível a importância do estar presente – lembre aos pais que a educação não pode e nem deve ser uma terceirização, para escola é um processo conjunto e compartilhado entre eles e a instituição de ensino.

Como mantenedor (a), com certeza você conhece diversos casos internos e externos de pais que querem simplesmente deixar os filhos na escola e espera que os professores cubram todas as necessidades educacionais de uma criança/adolescente inclusive questões básicas. Use o poder da comunicação para engajá-los, apoie-se na proposta pedagógica que, com certeza foi cuidadosamente planejada por você e sua equipe, para tornar essa relação um pacto sincero e justo de deveres e responsabilidades de cada um. Ao fazer isso o respeito e a admiração da comunidade local rapidamente se espalharão.

8. Envolvimento dos Alunos:

Estimular o protagonismo dos alunos por meio de projetos interdisciplinares, atividades extracurriculares e liderança estudantil é uma base importante para se estruturar e cuidar dentro da escola. 

Pois, dessa forma, os alunos se sentem parte ativa da comunidade escolar e novamente por meio da tecnologia e do poder das redes sociais e a relevância que elas têm no Brasil, os próprios alunos se tornam defensores da instituição e propagadores, influenciando positivamente na captação de novos estudantes – por esta razão, estruturar dentro de sua equipe uma maneira de tornar isso algo constante é fundamental, porém, estruturar não pode e nem deve se tornar uma política com regras para não quebrar a magia da espontaneidade  que é o principal pilar do novo mundo da influência digital.

9. Feedback Constante:

Buscar feedbacks constante dos pais, responsáveis e alunos para identificar pontos de melhoria e satisfazer as necessidades da comunidade escolar é básico e deve ser explorado ao máximo por você e sua equipe. 

São tantas as possibilidades de execução deste tipo de atividade que se torna quase impensável que uma escola em um cenário competitivo não o faça, ou faça apenas de maneira protocolar, sem uma verdadeira e profunda análise desses resultados.

Seja por meio de pesquisas de satisfação, reuniões individuais, grupos focais, pesquisas contratadas ou retornos espontâneos – entender o que a comunidade escolar está pensando e desejando é o principal pilar para manter-se relevante e desejado, não negligenciar esta etapa e novamente, não apenas delegar – envolva-se na forma de pesquisar e principalmente na interpretação dos dados.

10. Educação Continuada:

Investir na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores, garantindo uma equipe qualificada e motivada para oferecer uma educação de excelência, significa boa parte do sucesso de uma instituição de ensino.

Se vendemos serviço e ele é intangível, no primeiro momento e dentro dessa intangibilidade, ainda temos o fator da inseparabilidade (entre a entrega do serviço e quem o entrega – neste caso o professor), não capacitar, cuidar e manter o principal agente da entrega (professor) do seu principal ativo (serviço de educação), para o cliente (alunos), cem por cento atualizado – este é, sem dúvidas, o maior erro que um (a) mantenedor (a) pode cometer. Cuide de quem representa e entrega o serviço e imagem de sua instituição, eles personificam o seu negócio.

Além disso, promover eventos de formação para os pais, abordando temas relevantes como parentalidade consciente, educação emocional e tecnologia na educação é estender a educação para os dois principais públicos de sua escola – engaje-os!  

Acredito que ao implementar ou mesmo avaliar essas dicas de forma integrada e estratégica, dentro de sua escola, os mantenedores de escolas particulares podem não apenas ampliar a captação de mais alunos, mas também construir uma instituição de ensino sólida e relevante para as demandas da sociedade contemporânea.

Rogério Caramante

MBA em Marketing, em Gestão Comercial e Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Especialista em Business Management pela UCI Irvine na Califórnia, em Negociação por Harvard e em Approach to Business Excellence pelo Disney Institute. Atua como professor dos cursos de pós-graduação da FGV nas cadeiras de Marketing, Negociação, Estratégia e Empreendedorismo. Fundador da 4REP Consultoria em Vendas e é sócio da Map.Edu Gestão de Marketing e Vendas para Escolas – Empresa parceira da Meira Fernandes. Atua há 22 anos no setor comercial e marketing.

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