Na Mídia

Preço de mensalidades deve subir até 12% em 97% das escolas particulares, indica pesquisa

Jul 26, 2023 | Comentários

Estudo aponta previsão de aumento para 2024 em instituições de 10 estados brasileiros

O preço das mensalidades de 97% das escolas particulares em 10 estados brasileiros deve sofrer um reajuste de até 12% em 2024, de acordo com uma pesquisa conduzida pela consultoria Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino, da qual o Portal Terra teve acesso.

De acordo com a pesquisa, 38% das escolas indicam um reajuste entre 7% e 10% dos valores atuais. Outras 30% projetam um aumento de 3% a 7%. Já 29% das instituições estimam índices de reajuste entre 10% a 12%. Apenas 3% das escolas disseram que não planejam mudar os seus valores em 2024.

Diretora jurídica da empresa de gestão educacional, Mabely Meira Fernandes aponta que o reajuste é reflexo do aumento dos custos das escolas, que tiveram que investir mais em segurança por conta da crescente onda de ataques e com as alterações necessárias para o novo ensino médio, por exemplo.

A pesquisa também apontou que mais de 51% das escolas têm mais de 5% dos alunos com atrasos nas mensalidades. Todas as escolas ouvidas sofrem com a questão: 49% estão com atrasos entre 0,5% até 3% dos matriculados. Destas, apenas 75% utilizam algum mecanismo para gerir atrasos e inadimplência.

O estudo revela ainda sequelas da pandemia da Covid-19 nas instituições de ensino. O levantamento aponta que, além de muitas escolas infantis terem fechado as portas, a evasão de matrículas foi superior a 20% em muitos estados. "Por esta razão as mantenedoras veem 2024 como um ano ainda de recuperação", explica. 

Entre as escolas consultadas, 58% acreditam que devem recuperar até 20% dos alunos que foram embora durante a pandemia. Outras 20% esperam o retorno entre 20% e 50% dos alunos e 15% acreditam no retorno de mais de 50% das matrículas perdidas. Outros 7% se mantêm pessimistas e consideram que, mesmo em 2024, ainda não haverá recuperação dos impactos dos meses de lockdown.

A pesquisa, realizada entre os dias 22 de junho a 23 de julho, ouviu 300 escolas em 10 estados brasileiros --Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Juntas, as instituições são responsáveis por mais de 56.000 matrículas de estudantes.

Fonte: Portal Terra - Redação

Compartilhe:

Na Mídia - Recentes

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 13

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 12

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 12

PESQUISA MEIRA FERNANDES sobre USO DO...

Nov 13

PESQUISA MEIRA FERNANDES é destaque no...

Out 07

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 04

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 04

Pesquisa Meira Fernandes é destaque no...

Out 03