Notícias

19 características de bons professores

Ago 13, 2019 | Comentários

Entenda quais os diferenciais dos melhores docentes e saiba como você deve agir se deseja ser um deles

Bons professores costumam construir uma relação agradável com as pessoas que o rodeiam

Ser professor é um exercício que demanda muito tempo e paciência dos que escolheram traçar essa carreira e, por isso, alguns se destacam, assim como em todas as áreas do mercado. Embora cada um tenha características próprias que o legitimam como bom profissional, algumas delas são comuns a todos que se enquadram na categoria de “os melhores”. Hoje em dia, o número de pessoas interessadas nessa profissão é muito pequeno, devido às condições de trabalho, o que faz com que bons docentes sejam ainda mais importantes.

Confira quais as características essenciais para ser um bom professor:

1) Senso de justiça

A partir do momento que o professor preestabelece regras comportamentais para serem seguidas dentro da sala de aula, também passam a segui-las. Se os alunos não podem utilizar aparelhos celulares, por exemplo, o docente também não usará o dele, para não desautorizar a própria norma que criou.

2) São flexíveis

Mesmo que o professor tenha estipulado qual será a linha de raciocínio a ser seguida na aula, está sempre disposto a realizar mudanças de percurso para aplicar estratégias que agradem a maior parte dos alunos.

3) São preocupados

Para esses profissionais, é essencial ter um contato pessoal com os alunos, a fim de entender quais as dificuldades acadêmicas e ajudar em possíveis situações pessoais, que podem interferir no ambiente escolar.

4) Trabalham bem em equipe

Bons professores costumam construir uma relação agradável com as pessoas que o rodeiam, sempre visando melhorar o processo de aprendizado dos alunos. Eles têm um bom relacionamento com outros docentes, pais e funcionários do colégio, para que possam potencializar a educação com o apoio de todos.

5) São criativos

Como os alunos podem se distrair facilmente durante as aulas, os melhores docentes usam a criatividade para manter os estudantes focados na apresentação dos conteúdos e, consequentemente, melhorarem o rendimento escolar.

6) São dedicados

Os bons profissionais trabalham longos períodos de tempo, sempre visando beneficiar os alunos. Assim, costumam chegar ao trabalho mais cedo e sair mais tarde, ficando a disposição dos estudantes para retirar possíveis dúvidas. Além disso, estudam bastante para aprimorar seus conhecimentos e passarem aos estudantes, investindo também em novas estratégias de ensino.

7) São determinados

O principal objetivo deles é que o conhecimento atinja todos os alunos igualmente, ou seja, nunca desistem daqueles que não tiram boas notas ou não estão interessados em aprender. Os professores sempre buscam alternativas para fazer com que o conhecimento chegue a todos da mesma maneira.

8) Se identificam com os alunos

Os bons professores têm grande capacidade de sentirem empatia pelos estudantes. Quando percebem que os estudantes estão com problemas, colocam-se no lugar deles e tentam resolver a situação mediante a perspectiva do outro.

9) Perdoam fácil

Os docentes têm uma grande capacidade de perdoar e esquecer os problemas que tiveram com algum colega de trabalho, aluno ou pai de estudante, com o objetivo de trabalhar cada vez melhor. Assim, eles não guardam rancor para conseguirem trabalhar cada vez melhor.

10) São generosos

A maioria dos bons professores está disposta a dedicar mais tempo com alunos que tenham dificuldades, mesmo que isso extrapole o horário tradicional de trabalho. Além disso, fazem o que estiver ao alcance deles para ajudarem os estudantes.

11) Buscam os objetivos

Esse tipo de docente faz todos os tipos de atividades para conseguir alcançar os objetivos que almejam. Em muitos casos, sacrificam questões da vida pessoal para que o rendimento dos alunos melhore e os objetivos da turma sejam alcançados.

12) São fonte de inspiração

Todos os esforços dos bons docentes são recompensados, porque eles se tornam fonte de inspiração para os alunos. Os melhores professores são pessoas que ficam marcadas na memória dos estudantes para o resto das vidas, causando um verdadeiro impacto na trajetória dessas pessoas.

13) São alegres
Como as atitudes dos docentes influenciam diretamente na dos alunos, os melhores professores buscam sempre trazer alegria e bom humor para a sala de aula. Assim, provavelmente o momento acadêmico será mais produtivo.

14) São organizados

Professores desorganizados têm mais dificuldade em ministrar boas aulas, porque os próprios alunos são afetados por essa característica. Assim, a organização é fundamental para que a aula tenha uma linha de raciocínio melhor definida, ampliando o bom andamento da aula e a capacidade do professor de expor o conteúdo da melhor maneira possível.

15) São apaixonados

Os melhores professores são apaixonados pela profissão e, por mais que enfrentem diversos problemas cotidianos, não a trocariam por outra. Devido à paixão, promovem aulas que contagiam os alunos, até mesmo àqueles que não se identificam com a disciplina ministrada.

16) São pacientes

Eles nunca desistem de nenhum tipo de aluno, por mais difícil que seja lidar com a pessoa. Estão constantemente tentando criar novas estratégias para que todos os estudantes se insiram mais no ambiente escolar e aproveitem o que puder da escola.

17) São vulneráveis

Essa característica é essencial para que o aluno se sinta a vontade para ter uma relação amigável com o professor. Um exemplo é quando o professor e os alunos comentam sobre jogos de futebol.

18) Têm muitos recursos a favor próprio

Bons professores sempre procuram as maneiras mais eficientes de aprimorar suas aulas e, por isso, contam com uma quantidade grande de materiais didáticos que podem aumentar o rendimento dos alunos, além de estarem sempre dispostos a conhecer novas ferramentas benéficas.

19) São confiáveis

Para que a turma tenha uma boa relação com o professor, é essencial que este demonstre ser uma pessoa confiável, em quem pais e estudantes podem acreditar. Sendo essa uma característica de bons professores, estão sempre buscando aprimorar o relacionamento com as pessoas, consagrando-se dentro do ambiente escolar.

Fonte: Portal Universia Brasil

Compartilhe:

Postagens Recentes

eSocial: Governo faz corte pesado nos...

Dez 09

Pente-fino: 261 mil benefícios do INSS...

Dez 06

INSS cancelou 261 mil benefícios...

Dez 05

Com novas regras, Desafio de...

Dez 04

Como a empatia impacta a dinâmica de...

Dez 04

Continhas de subtração: livros e...

Dez 04

Conheça opções de cursos grátis a...

Dez 04

Bullying, indisciplina e solidão: o...

Dez 04