Notícias

PIS/PASEP: Veja quem tem direito de receber o abono

Ago 16, 2019 | Comentários

O abono do PIS/PASEP já está liberado para parte dos trabalhadores brasileiros, confira o calendário.

O abono do PIS/PASEP referente ao calendário 2019-2020 já está sendo pago pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

O abono salarial é um benefício concedido anualmente para os trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS - Programa de Integração Social ou para o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

O PIS/PASEP é um número de onze dígitos cadastrado através do DCN - Documento de Cadastro do NIS e Cartão de CNPJ, sendo que este serve para dar segurança ao FGTS e gerir o Programa de Integração.

São contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

Quem pode receber

Neste ano, tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018.

É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais - Relação Anual de Informações Sociais ano-base 2017.

Quanto receber

O valor do abono pode chegar a 1 salário mínimo, R$ 998, e é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior.

Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2018 completo.

Calendário

O pagamento já está liberado para os trabalhadores de iniciativa privada nascidos em agosto e para os servidores públicos que tem o final da inscrição 1.

Vale lembrar que, no caso do PIS, o pagamento é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Já no PASEP, segue o número final da inscrição.

Calendário de pagamento do PIS

Vale lembrar que em qualquer situação o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento.

Pagamentos

Para quem tem conta na Caixa, o pagamento do abono do PIS começou a ser feito na terça-feira, 13.

Já para os trabalhadores do setor privados com aniversário em julho e os servidores com final da inscrição 0, o pagamento foi liberado em julho.

Como consultar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe:

Postagens Recentes

Previdência privada poderá ser...

Set 19

FGTS: Ministério do Trabalho notifica...

Set 17

Imposto de Renda: Receita paga nesta...

Set 16

Saque do FGTS começa hoje. Veja tudo o...

Set 13

Simples Nacional sofre Exclusão por...

Set 12

Saques do FGTS começam nesta...

Set 11

Prazo de cadastro para estabelecimentos...

Set 10

IRPF 2019: consulta ao 4º lote de...

Set 09