Notícias

Congresso derruba vetos à Lei Complementar 187/2021

Jul 07, 2022 | Comentários

Votação garante estabilidade jurídica para o setor filantrópico, após um histórico de lutas

Em sessão conjunta convocada nesta terça-feira, 5 de julho, em Brasília, senadores e deputados decidiram derrubar o veto 66/2021 imposto à Lei Complementar 187/2021, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes e regula os procedimentos referentes à imunidade de contribuições à seguridade social. “Os parlamentares entenderam que a manutenção dos vetos prejudicaria imensamente um setor que trabalha em prol das pessoas que mais precisam em nosso país”, destaca Custódio Pereira, presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF.  

Os dispositivos que tiveram os vetos derrubados tratam da expedição do certificado em favor da mantenedora da entidade de educação; do Termo de Ajuste de Gratuidade na Educação; a permissão da contribuição dos idosos em percentual maior que 70% para ILPI ter curatela do mesmo; além do item que permitirá que os processos de certificação sejam analisados pela regra vigente na época do protocolo.

Histórico

O texto final da Lei Complementar 187/21 foi votado no Congresso e Senado no final de 2021, e sancionado pela Presidência em 17 de dezembro. O projeto de lei foi fruto de trabalho plural e colaborativo entre o FONIF, entidades representativas  e organizações parceiras, como a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE); Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); Associação Paulista de Fundações (APF); Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Federação de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (FEBRAEDA) e o Semesp. 

O PLP contou ainda com sugestões dos representantes dos Ministérios que emitem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) – Ministérios da Educação, Saúde e Cidadania e da Secretaria da Receita Federal.

Articulaçāo das filantrópicas envolveu distribuiçāo de Carta Aberta e reuniões em Brasília

Como parte da estratégia de articulação política para a derrubada do Veto 66/2021 à Lei Complementar 187/21,  representantes do FONIF e de entidades filantrópicas realizaram eventos, reuniões e discussões com o objetivo de sensibilizar os parlamentares e a sociedade sobre o tema. 

Dentre as ações, destaque para a “Carta Aberta em defesa da derrubada dos vetos à Lei Complementar 187/21”, que foi entregue aos líderes do governo no Senado e na Câmara. O documento contou com a assinatura de entidades representativas do Fórum e de parceiros. 

Em abril, representantes do FONIF participaram de uma abordagem pluripartidária no Congresso Nacional que visava conscientizar os parlamentares em torno dos riscos da manutenção dos Veto 66/2021 à Lei Complementar 187/21.

Fonte: Portal Fonif

Compartilhe:

Postagens Recentes

Confira como a Receita Federal descobre...

Fev 28

Imposto de Renda 2024: o que fazer se...

Fev 26

Saiba como descobrir se seu CPF está...

Fev 23

Desenrola Brasil termina em março;...

Fev 16

Confira quais são os direitos e...

Fev 15

Empregadores têm até dia 29 deste...

Fev 14

Descubra como se preparar para a...

Fev 09

Governo amplia isenção do Imposto de...

Fev 08