Notícias

5 passos para conduzir uma reunião realmente eficaz

Dez 06, 2022 | Comentários

Poucas coisas são tão irritantes no mundo dos negócios quanto reuniões desnecessárias ou improdutivas.

Se você já participou de uma delas, provavelmente irá concordar com a frase acima.

Devido à falta de habilidade de líderes em conduzir reuniões, perdem-se quantidades inacreditáveis de tempo, não só do próprio gestor, mas também da equipe.

Para piorar o quadro, em reuniões mal planejadas é comum não se chegar a lugar algum. Quero dizer que nenhuma decisão é tomada, nenhuma ação é especificada, nenhum plano é concretizado.

Diante desse cenário, se faça o seguinte questionamento. Você sabe conduzir reuniões?

Entenda que existem elementos fundamentais quando se fala em conduzir uma boa reunião, para citar alguns deles:

  • é necessário que haja uma pauta, um objetivo pelo qual reunir as pessoas;
  • é importante acompanhar as principais ações sobre tema em questão;
  • pode ser relevante usar o momento para formar e treinar a equipe;
  • é crucial discutir iniciativas e tomar decisões quanto aos próximos passos.

Ou seja, não há nada de aleatório ao planejar e conduzir reuniões, principalmente levando em consideração que devemos ter um profundo respeito pelo nosso próprio tempo e o dos outros.

De maneira geral, você pode seguir o seguinte roteiro para uma reunião eficaz:

1) Pense no objetivo da reunião: resolver um problema específico, acompanhar determinadas métricas ou áreas-chave etc.;

2) Avalie a evolução das principais atividades, processos ou indicadores;

3) Forneça feedback adequado e construtivo sobre os resultados medidos e a performance atingida;

4) Se cabível, avalie junto ao time as possíveis alternativas e caminhos adicionais para se chegar ao objetivo inicial;

5) Defina as ações e responsabilidades relativas ao que foi discutido na reunião.

Encare o roteiro anterior não como um guia absoluto, mas como uma ideia matriz sobre como conduzir reuniões.

Você pode usá-lo na íntegra, eliminar partes que se façam desnecessárias para o momento ou até mesmo adicionar temáticas novas.

Independentemente, torço para que você possa traduzir o conhecimento acima em ações significativas no sentido de uma melhor condução de reuniões e consequentemente uma melhor gestão e liderança na prática.

*Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva.

Fonte: Portal Administradores.com - Redação Administradores | Valdez Monterazo

Compartilhe:

Postagens Recentes

Descubra como declarar no Imposto de...

Nov 30

Veja como calcular o faturamento anual...

Nov 29

Empresas com dívidas no INSS poderão...

Nov 28

Rescisão: entenda qual é o prazo para...

Nov 27

Como é feito o cálculo da segunda...

Nov 24

Receita Federal libera hoje consulta a...

Nov 23

Pagamento do 13º salário:...

Nov 22

13º salário: empresas devem se...

Nov 21