Notícias

Meu INSS: PPP eletrônico ficará disponível a partir do dia 16 de janeiro

Jan 10, 2023 | Comentários

Perfil Profissiográfico Previdenciário em meio eletrônico estará disponível no aplicativo e site do Meu INSS.


O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) passa a ser exclusivamente online em 2023, substituindo o antigo formato físico em papel, e a novidade já está valendo desde o dia 1º de janeiro.

A implantação do PPP consta na Portaria MTP nº. 1.010/2021, que prorrogou a Portaria MTP nº 34/2022, que previa a implantação para 1º de janeiro de 2022. 

O PPP eletrônico ficará disponível a partir do dia 16 de janeiro, próxima segunda-feira, no aplicativo para smartphones do Meu INSS ou pelo site oficial, mesma data que ocorre a implantação da versão S-1.1 no ambiente de produção do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) .

O PPP neste ano passa a ser gerado a partir das informações declaradas nos eventos S-2240 no eSocial, e as informações podem ser extraídas do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) ou de outros documentos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da empresa. 

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já informou que para períodos trabalhados a partir do primeiro dia de 2023, o PPP eletrônico já substitui o PPP físico para comprovação de direitos previdenciários.

PPP eletrônico

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), agora em meio eletrônico, é utilizado para cadastrar todo o histórico laboral dos colaboradores, sua atividade exercida, exames médicos clínicos e a informação de qualquer efetiva exposição a agentes nocivos (intensidade e concentração).

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe:

Postagens Recentes

PIS: como consultar o número e acessar...

Jul 05

Descubra como reagendar a restituição...

Jul 04

Prorrogação auxílio-doença: o que...

Jul 03

Você precisa conhecer o inimigo: a...

Jul 02

Revisão do FGTS: entenda quando...

Jul 01

Receita Federal alerta para golpes com...

Jun 28

Receita Federal paga hoje o segundo...

Jun 28

MEs: 76% não possuem nenhum sistema...

Jun 27