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Entenda o que é ser um workaholic e como identificar

Fev 05, 2024 | Comentários

Mundo corporativo é cercado de alta competitividade, vaidade, ego e várias outras questões que fazem o profissional querer se tornar ainda mais visível.

Workaholic, ou se traduzido para a Língua Portuguesa “viciado em trabalho”, são pessoas que optam por trabalhar muito, começando a basear toda a rotina em excessivas metas, projetos e conteúdos inacabados, sentindo profunda obsessão pelo trabalho.

No mundo corporativo, a alta competitividade é comum, fazendo com que as pessoas busquem sempre se adaptar às demandas por necessidade e, também, questão de sobrevivência.

Mas não só por isso, muitos desses profissionais se tornam viciados em trabalho, não só para satisfazer as demandas da empresa, mas também como forma de atingirem seus objetivos pessoais.

Diante disso, fazer horas extras, trabalham fins de semana, fazem “freelas” e emergem no mundo do trabalho.

Apesar disso, algumas consequências mais sérias que o estilo de vida workaholic pode acarretar envolvem:

  • Estresse;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome de burnout.

Sou um workaholic?

Para que o profissional consiga identificar se é um workaholic, é necessário estar atento aos próprios comportamentos. Apesar disso, alguns sinais são alarmantes e podem significar que está tratando o trabalho de uma forma exagerada, como:

  • Tudo gira em torno de seu trabalho, é como se fosse a razão de tudo, tanto de alegria quanto da tristeza;
  • A vida pessoal é colocada de lado sem ao menos você perceber, porque sempre está ocupado com alguma outra coisa relacionada ao trabalho;
  • Reuniões, ligações, metas, projetos, contratos que não tem fim e, consequentemente, o expediente se estende para a casa e ambientes pessoais;
  • Irritabilidade;
  • Conecta-se  o tempo inteiro com o celular e outras tecnologias previamente sincronizadas com e-mail e assuntos de trabalho. A checagem desses aparelhos é frequente;
  • Sonhos ou insônia são constantes;
  • A necessidade de sempre tomar café, ou o surgimento da necessidade de remédios começa a aparecer e, depois, se tornam frequentes.

Como tratar essa situação?

Assim que o profissional ou algum especialista identificar condutas abusivas, como ultrapassar o horário de expediente constantemente, algumas atitudes saudáveis devem começar a ser seguidas, confira:

  • Organização do dia;
  • Não levar trabalho para casa;
  • Ter outros compromissos;
  • Relaxar.

Fonte: Portal Contábeis 

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