O que significa ser assertivo no trabalho? Entenda e veja 5 dicas práticas para ser cada vez mais
Set 02, 2024 |
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Ser assertivo é uma habilidade essencial para quem quer se destacar e alcançar resultados.
O ambiente de trabalho requer diversas habilidades e, dentre elas, está ser assertivo. Um profissional que sabe usar da assertividade a seu favor consegue se destacar e ainda alcançar seus resultados.
Por meio dessa habilidade, o profissional consegue expressar suas opiniões, defender suas ideias e estabelecer limites de maneira clara e respeitosa.
Pensando nisso, confira quais são as cinco maneiras de ser mais assertivo no ambiente de trabalho:
- Defina limites: alguns limites podem incluir não trabalhar aos finais de semana, desligar o computador às 17h ou pausar notificações do Slack quanto estiver focado em uma tarefa importante;
- Encontre aliados e mentores: se faz parte de uma minoria em seu ambiente de trabalho, encontre modelos ou mentores que compartilham experiências semelhantes;
- Saiba como responder quando não souber a resposta: saber declarar da maneira correta permite que o profissional saia de conversas difíceis de maneira elegante, mantendo sua assertividade;
- Não se irrite ou fique chateado: o profissional deve ter confiança de que têm as ferramentas necessárias para apoiar suas palavras com ações;
- Pare de se preocupar em ser amado: o profissional deve se concentrar em ser respeitado e eficaz, não em ser amado. Se estiver profundamente investido em ser amado, provavelmente sacrificará os comportamentos que farão as pessoas te levarem a sério.
Com informações Exame
Fonte: Portal Contábeis