Notícias

O que significa ser assertivo no trabalho? Entenda e veja 5 dicas práticas para ser cada vez mais

Set 02, 2024 | Comentários

Ser assertivo é uma habilidade essencial para quem quer se destacar e alcançar resultados.

O ambiente de trabalho requer diversas habilidades e, dentre elas, está ser assertivo. Um profissional que sabe usar da assertividade a seu favor consegue se destacar e ainda alcançar seus resultados.

Por meio dessa habilidade, o profissional consegue expressar suas opiniões, defender suas ideias e estabelecer limites de maneira clara e respeitosa.

Pensando nisso, confira quais são as cinco maneiras de ser mais assertivo no ambiente de trabalho:

  1. Defina limites: alguns limites podem incluir não trabalhar aos finais de semana, desligar o computador às 17h ou pausar notificações do Slack quanto estiver focado em uma tarefa importante;

  2. Encontre aliados e mentores: se faz parte de uma minoria em seu ambiente de trabalho, encontre modelos ou mentores que compartilham experiências semelhantes;

  3. Saiba como responder quando não souber a resposta: saber declarar da maneira correta permite que o profissional saia de conversas difíceis de maneira elegante, mantendo sua assertividade;

  4. Não se irrite ou fique chateado: o profissional deve ter confiança de que têm as ferramentas necessárias para apoiar suas palavras com ações;

  5. Pare de se preocupar em ser amado: o profissional deve se concentrar em ser respeitado e eficaz, não em ser amado. Se estiver profundamente investido em ser amado, provavelmente sacrificará os comportamentos que farão as pessoas te levarem a sério.

Com informações Exame

Fonte: Portal Contábeis 

Compartilhe:

Postagens Recentes

Lei que integra base de dados para...

Out 08

Entenda o que fazer quando não receber...

Out 07

Vou trabalhar na eleição, tenho...

Out 04

Receita Federal envia 500 mil cartas a...

Out 03

A importância de análise e eventual...

Out 02

Imposto de Renda 2024: caí na malha...

Out 01

Imposto de Renda 2024: Receita paga 5º...

Set 30

FGTS: descubra como se prevenir de...

Set 27