Mar 07, 2025 | Comentários
Incluir dependentes no Imposto de Renda pode reduzir a base de cálculo, mas exige atenção às regras.
Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 se aproximando, é fundamental organizar os documentos com antecedência para facilitar o processo de envio. Um dos pontos que geram dúvidas é a inclusão de dependentes, que pode ajudar a reduzir o imposto devido, mas exige atenção às regras da Receita Federal.
Embora as diretrizes para este ano ainda não tenham sido divulgadas, algumas regras costumam se manter. Em 2024, por exemplo, o contribuinte pode deduzir R$ 2.275,08 por dependente, porém, para evitar problemas com o fisco, é fundamental informar todos os rendimentos do dependente e garantir que ele tenha CPF cadastrado.
Quem pode ser dependente no Imposto de Renda?
A Receita Federal permite a inclusão de diferentes pessoas como dependentes na declaração, desde que sigam alguns critérios. Veja quem pode ser incluído:
Cônjuge e companheiro(a)
Filhos, enteados e menores sob guarda
Irmãos, netos e bisnetos
Pais, avós e bisavós
Pessoas incapacitadas
Diante disso, é importante se atentar ao informar os dependentes na sua declaração do IR 2025, já que algumas regras não devem ser deixadas de lado, confira algumas delas:
Como consultar as regras e declarar dependentes?
No site da Receita Federal, será possível acessar o manual atualizado do Imposto de Renda 2025 assim que for publicado.
Ainda assim, caso o contribuinte tenha dúvidas, é recomendável buscar ajuda de um contador, garantindo que a declaração seja feita corretamente e evitando problemas com a Receita.
Fonte: Portal Contábeis - Com informações do Isto É Dinheiro