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10 Dicas Práticas para Captar Mais Alunos nas Escolas Particulares

1. Inovação Curricular:Invista em um currículo dinâmico e inovador que estimule o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades do século XXI. Incorporar disciplinas que abordem temas atuais e tecnológicos, como: programação, robótica e empreendedorismo, para atrair tanto os alunos quanto seus responsáveis tornou-se um destino certo, porém, muito mais que oferecer essas opções é fundamental ter uma metodologia que tangibilize isso para os pais e que consiga mostrar e entregar pequenos ganhos mensais aos alunos.
2. Tecnologia na Educação:Integrar a tecnologia de forma eficaz na sala de aula, utilizando recursos como plataformas de ensino on-line, aplicativos educacionais e realidade virtual. Isso não apenas cativa os alunos, mas também os prepara para um mundo cada vez mais digitalizado. A tecnologia já é parte da vida e da rotina dos alunos – trazer maneiras inteligentes e criativas de estimular essa realidade de maneira positiva para dentro da metodologia de aprendizado é fazer com que a escola se torne não só atualizada, mas também parceira desse desenvolvimento minimo esperado para os novos cidadãos dos novos tempos.
3. Marketing Digital:Investir em estratégias de marketing digital direcionadas para os efetivos objetivos da escola, como: campanhas nas redes sociais, anúncios segmentados e produção de conteúdo relevante em blogs e vídeos faz a diferença na percepção da comunidade local onde sua instituição está inserida. Entender com profundidade as questões de geomarketing e ter pessoas preparadas e antenadas com os anseios da comunidade local é um trunfo para converter essas demandas em matrículas – falar, excessivamente, apenas de estrutura física já é um tema superado e resulta muito pouco em novas matrículas.Além disso, manter um site atualizado e responsivo é crucial para atrair a atenção dos pais e responsáveis em busca de uma escola de qualidade, é nessa integração planejada de recursos digitais que sua escola será encontrada por ambos os públicos.
4. Experiência do Cliente:Oferecer uma experiência excepcional desde o primeiro contato com a escola até a matrícula efetiva, faz sim a diferença. Isso inclui muito mais que o mínimo esperado, que é um atendimento personalizado, visitas guiadas às instalações, eventos de integração para novos alunos e famílias, e um acompanhamento próximo durante todo o processo de adaptação.A experiência do cliente/aluno precisa ser trabalhada e propagada durante todo o ano, quem lida com escola sabe que o período de matrícula e rematrícula é apenas uma questão protocolar de calendário, e que a rematrícula efetiva acontece ao longo do ano e é justamente esse cuidado de tornar a prestação de serviço educacional em uma experiência e comunicar isso o tempo todo, que efetiva a renovação do contrato e principalmente que atrai novos alunos para o ano seguinte. 
5. Parcerias Estratégicas:Estabelecer parcerias é um dos processos mais importantes para escolas – pensar as empresas locais, instituições culturais e organizações sem fins lucrativos com o objetivo de oferecer benefícios exclusivos aos alunos e familiares (e não estamos limitando esses benefícios apenas a descontos – pense além disso), como vantagens/participação em atividades extracurriculares, acesso a eventos culturais e oportunidades de voluntariado podem ser um importante canal de captação para sua instituição.Tornar a sua escola e principalmente o seu teatro (caso você tenha), um lugar de encontro e acesso da comunidade local para as mais variadas situações de conversas, discussões, apoio e acesso cultural. Essa é uma maneira inteligente de aproveitar a ociosidade do espaço, dar a oportunidade a quem não conhece a estrutura de sua escola (por dentro) e demonstrar de forma prática e efetiva seu compromisso com os interesses locais.
6. Programas de Bolsas e Descontos:Criar programas de bolsas de estudo e descontos para alunos talentosos ou com necessidades financeiras, demonstrando o compromisso da escola com a inclusão e a diversidade. Isso não só atrai novos alunos, mas também fortalece a imagem da instituição na comunidade. A bolsa e os descontos devem sim fazer parte da estratégia, porém, devem ser calculados com atenção e cuidado – antes de, simplesmente, instituir um programa assim, é importante fazer uma análise financeira profunda para saber exatamente o ponto de equilíbrio de cada sala de aula, o ponto de equilíbrio de cada ciclo. Não delegue essa responsabilidade apenas aos membros de sua equipe – como mantenedor (a) da escola – é sua obrigação entender quais são as salas lucrativas e as salas deficitárias para então, cirurgicamente, ofertar programas e bolsas que agreguem para a comunidade, mas que não gerem prejuízos “ao negócio escola”.
7. Comunicação Transparente:Manter uma comunicação transparente e aberta com os pais e responsáveis, fornecendo informações claras sobre a proposta pedagógica, o desempenho acadêmico dos alunos e eventuais mudanças na escola. Isso contribui para construir uma relação de confiança e fidelidade com a comunidade escolar. Vá além dos aplicativos de comunicação – resgate o olho no olho com pais e responsáveis, sabemos que com a tecnologia na palma das mãos eles querem cada vez menos ter que ir até a escola, porém, externe sempre que possível a importância do estar presente – lembre aos pais que a educação não pode e nem deve ser uma terceirização, para escola é um processo conjunto e compartilhado entre eles e a instituição de ensino.Como mantenedor (a), com certeza você conhece diversos casos internos e externos de pais que querem simplesmente deixar os filhos na escola e espera que os professores cubram todas as necessidades educacionais de uma criança/adolescente inclusive questões básicas. Use o poder da comunicação para engajá-los, apoie-se na proposta pedagógica que, com certeza foi cuidadosamente planejada por você e sua equipe, para tornar essa relação um pacto sincero e justo de deveres e responsabilidades de cada um. Ao fazer isso o respeito e a admiração da comunidade local rapidamente se espalharão.
8. Envolvimento dos Alunos:Estimular o protagonismo dos alunos por meio de projetos interdisciplinares, atividades extracurriculares e liderança estudantil é uma base importante para se estruturar e cuidar dentro da escola. Pois, dessa forma, os alunos se sentem parte ativa da comunidade escolar e novamente por meio da tecnologia e do poder das redes sociais e a relevância que elas têm no Brasil, os próprios alunos se tornam defensores da instituição e propagadores, influenciando positivamente na captação de novos estudantes – por esta razão, estruturar dentro de sua equipe uma maneira de tornar isso algo constante é fundamental, porém, estruturar não pode e nem deve se tornar uma política com regras para não quebrar a magia da espontaneidade  que é o principal pilar do novo mundo da influência digital.
9. Feedback Constante:Buscar feedbacks constante dos pais, responsáveis e alunos para identificar pontos de melhoria e satisfazer as necessidades da comunidade escolar é básico e deve ser explorado ao máximo por você e sua equipe. São tantas as possibilidades de execução deste tipo de atividade que se torna quase impensável que uma escola em um cenário competitivo não o faça, ou faça apenas de maneira protocolar, sem uma verdadeira e profunda análise desses resultados.Seja por meio de pesquisas de satisfação, reuniões individuais, grupos focais, pesquisas contratadas ou retornos espontâneos – entender o que a comunidade escolar está pensando e desejando é o principal pilar para manter-se relevante e desejado, não negligenciar esta etapa e novamente, não apenas delegar – envolva-se na forma de pesquisar e principalmente na interpretação dos dados.
10. Educação Continuada:Investir na capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores, garantindo uma equipe qualificada e motivada para oferecer uma educação de excelência, significa boa parte do sucesso de uma instituição de ensino.Se vendemos serviço e ele é intangível, no primeiro momento e dentro dessa intangibilidade, ainda temos o fator da inseparabilidade (entre a entrega do serviço e quem o entrega – neste caso o professor), não capacitar, cuidar e manter o principal agente da entrega (professor) do seu principal ativo (serviço de educação), para o cliente (alunos), cem por cento atualizado – este é, sem dúvidas, o maior erro que um (a) mantenedor (a) pode cometer. Cuide de quem representa e entrega o serviço e imagem de sua instituição, eles personificam o seu negócio.Além disso, promover eventos de formação para os pais, abordando temas relevantes como parentalidade consciente, educação emocional e tecnologia na educação é estender a educação para os dois principais públicos de sua escola – engaje-os!  Acredito que ao implementar ou mesmo avaliar essas dicas de forma integrada e estratégica, dentro de sua escola, os mantenedores de escolas particulares podem não apenas ampliar a captação de mais alunos, mas também construir uma instituição de ensino sólida e relevante para as demandas da sociedade contemporânea.
Rogério CaramanteMBA em Marketing, em Gestão Comercial e Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Especialista em Business Management pela UCI Irvine na Califórnia, em Negociação por Harvard e em Approach to Business Excellence pelo Disney Institute. Atua como professor dos cursos de pós-graduação da FGV nas cadeiras de Marketing, Negociação, Estratégia e Empreendedorismo. Fundador da 4REP Consultoria em Vendas e é sócio da Map.Edu Gestão de Marketing e Vendas para Escolas – Empresa parceira da Meira Fernandes. Atua há 22 anos no setor comercial e marketing.

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